Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2017
Idade : 19
Ver perfil do usuário

prejuizos do consumismo para o meio ambiente

em Qui Mar 30, 2017 9:00 am
Muitos produtos que consumimos estão relacionados direto ou indiretamente a diversos impactos sociais, econômicos e ambientais – positivos e negativos – que afetam a vida de milhares de pessoas em muitos lugares. Esses impactos se dão de diferentes maneiras, mas muitas vezes, nem sequer percebemos!

O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas. Para tentar enfrentar estes problemas surgiram muitas propostas de política ambiental, como consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável.

O início do século XXI está sendo marcado por profundas inovações que afetam nossas experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, o comércio através da internet, a biotecnologia, o debate ambientalista etc.. Ao mesmo tempo, novos tipos de protestos e reações ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura do consumidor.

As atividades humanas produzem impactos ambientais sobre o ar, a água de superfície ou subterrânea, o solo, o subsolo, a paisagem natural, o ambiente construído, o ambiente socioeconômico e cultural. Além disso, devemos considerar também os impactos no ambiente devido à ação produtiva por meio da indústria, da mineração ou da agricultura; a ação individual ou coletiva, pública e privada e a ação militar.

Como exemplo, podemos citar: Um dos impactos ambientais da produção e consumo do papel é o desmatamento, a cobertura vegetal ajuda a preservar a capacidade de o solo absorver a água da chuva, evitando a desertificação. O desmatamento expõe o solo à ação da erosão, reduz a biodiversidade do planeta, aumenta CO2 e pode alterar clima.  

Os resultados dessas ações são facilmente perceptíveis ao longo de toda a biosfera. Esta interferência ocorre em diversos níveis, agindo diferentemente sobre os componentes ambientais: ar, solo, água e seres vivos.

Os reflexos, geralmente desastrosos, podem ser observados, por exemplo, nas atividades agropecuárias e florestais, particularmente quando praticadas de forma extensiva causando profundas alterações na paisagem, em nível mundial. Nos sistemas urbanos, também são encontradas marcas profundas da intervenção humana. Os primeiros passos para uma grande mudança é consumir com consciência, e poder utilizar os recursos naturais de maneira sustentável.

SEJAMOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS, O NOSSO PLANETA AGRADECE !!!!

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum